Informação

Como escolher a mochila ideal de acordo com a idade e finalidade

escolher o modelo ideal de mochila

Escolher a mochila ideal tem de ter em conta alguns critérios fundamentais como como a ergonomia, o peso e o material que lá será transportado.

A escolha da mochila adequada, quer sejam mochilas infantis, escolares, para computadores portáteis ou mochilas de viagem devem ter em conta a prevenção de problemas da saúde, especialmente problemas localizados na coluna vertebral e ombros.

Critérios a ter em conta  ao escolher a mochila ideal

  • Ao escolher o modelo da mochila ideal temos de ter em conta o peso e a altura da pessoa que a vai transportar de modo que as dimensões estejam de acordo com as suas características físicas.
  • É imprescindível que as alças possam ser ajustadas para que a mochila melhor se adapte ao tamanho do seu utilizador. Estas devem ser largas e acolchoadas para proteger os ombros.
  • A parte da mochila encostada às costas deve ser acolchoada para maior conforto e proteção dos objetos no interior.
  • Nos adultos é aconselhável não carregar mais do que 15% do seu próprio peso.

Cuidados a ter ao escolher a mochila ideal para crianças

O peso recomendável das mochilas para crianças é de até 10% do seu peso.

Na escolha, deve ter ainda em atenção o tamanho da mochila infantil e da mochila escolar a qual deverá estar de acordo com a altura da criança.

Mochilas versáteis com funcionalidades

Por fim, a versatilidade não pode ser esquecida. Uma mochila versátil adaptada às finalidades é muito importante.

A mochila infantil, escolar ou de viagem deverá ter múltiplos compartimentos que permitam guardar os diversos objetos de forma adequada e organizada, facilitando o seu acesso pelo utilizador.

Por exemplo, no caso das mochilas de trabalho ou para computador portátil ou mesmo nas mochilas escolares, estas devem ter um bolso para a máquina de calcular ou para o telemóvel, um outro compartimento para canetas e lápis ou porta-chaves. Deverão ter, também, uma área ampla e espaçosa para acomodar os cadernos, um separador reservado para o computador portátil, etc.

E não menos importante a existência de bolsos em material térmico é uma mais valia para guardar pequenos alimentos para um lanche rápido.

Como usar a mochila?

Os objetos mais pesados devem ser colocados na área junto às costas. Por outro lado, se a mochila dispuser de vários compartimentos em altura, os objetos mais pesados deverão ir para a parte superior. Por fim, as alças devem sempre colocadas simetricamente sobre os ombros para evitar a pressão lateral sobre a coluna vertebral

Escolher a mochila ideal de acordo com a idade e o nível de ensino

As crianças, jovens e até adultos no seu dia a dia utilizam as mochilas para várias finalidades: a escola, trabalho ou passeio. Escolher o modelo ideal de mochila tendo em conta as atividades e idades é essencial.

Mochilas infantis

  • Para crianças 1-3 anos (altura da criança 70-90cm) – Tamanho recomendado da mochila 20-28cm

As mochilas infantis são ideais para levar para a creche ou para acompanhar o bebé. Normalmente têm um compartimento amplo bem como um pequeno bolso no exterior com fecho em alguns modelos. São confecionas em materiais macios e leves e alças simples ajustáveis.

Conheça aqui as nossas propostas de mochilas infantis para crianças entre 1 e 3 anos.

Mochilas pré-escolares

  • Para crianças 3-6 anos (altura da criança 90-110cm) – Tamanho recomendado da mochila 28-35cm

As mochilas pré-escolares são ideais para levar para o jardim de infância ou infantário. Geralmente têm um compartimento principal bastante espaçoso, assim como bolsos de rede normalmente laterais para garrafas e pequenos objetos. Além disso, possuem alças ajustáveis ​​que se caracterizam por serem acolchoadas e confortáveis. Os materiais leves das mochilas permitem o seu fácil transporte por uma criança.

Conheça aqui as nossas propostas de mochilas pré-escolares para crianças entre os 3 e 6 anos.

Mochilas escolares

  • Para crianças 6-12/14 anos (tamanho da criança 110-160cm) – Tamanho recomendado da mochila 36-44cm

As mochilas escolares são adequadas para crianças que frequentam o 1º e 2 e até 3º ciclo.

Têm um compartimento espaçoso para acomodar os livros escolares, além de bolsos de rede, normalmente laterais, para garrafas e pequenos objetos.

No interior possuem pequenos compartimentos para acomodar objetos e assim proporcionar uma melhor organização.

Algumas mochilas possuem bolsos em material térmico a fim de guardar pequenos alimentos para um lanche como uma peça de fruta ou uma sandes.

Deverão ter alças ajustáveis ​​em forma de S e devido à sua ergonomia são muito confortáveis de usar protegendo as costas da criança.

Conheça aqui as nossas propostas de mochilas escolares para crianças entre os 6 e 12/14 anos.

Mochilas 3º ciclo /Secundário / universidade / trabalho / viagem

  • Para Jovens / Adultos –  +12/14 anos (tamanho do utilizador >160cm) – Tamanho recomendado das mochilas > 42 cm

Estas mochilas são ideais para jovens a frequentar o 3º ciclo, o ensino secundário, a universidade ou para adultos em trabalho ou em viagem.

As mochilas para jovens e para adultos, quer sejam para utilização em ambiente escolar ou em trabalho ou viagem possuem as funcionalidades e a versatilidade para satisfazer as necessidades dos seus utilizadores em matéria de transporte.

Possuem, sobretudo, alças fortes almofadas com uma área de descompressão para retirar o peso dos ombros e mãos.

Por serem espaçosas, e como resultado, têm maior capacidade de armazenamento e existem diversos compartimentos para melhor organização dos objetos e mais fácil acesso. Possuem uma área reservada para guardar o computador portátil e algumas possuem mesmo portas de carregamento USB e tiras de reflexão noturna.

Conheça aqui as nossas propostas de mochilas escolares, universidade, trabalho e viagens para jovens e adultos.

Escolher a mochila ideal urbana / casual para homem ou mulher

  • Tamanho de referência das mochilas 26cm

As mochilas casuais urbanas são mochilas pequenas que têm a funcionalidade das carteiras, mas tornam-se mais práticas de transportar libertando as mãos e os movimentos. São ideais para o dia a dia.

Conheça aqui as nossas propostas de mochilas urbanas / casuais.

Publicações relacionadas