Curiosidades

Prendas ou Presentes? Estará a usar o termo correto?

prenda ou presente original com laço

Normalmente, no dia a dia, usamos indistintamente os termos “prendas” e “presentes. Mas haverá realmente diferença entre eles? Estaremos a usar os termos incorretamente?

Presente” – é um substantivo formado do adjetivo presente (do latim ‘praesente-‘).*
Com a palavra presente queremos dizer que a nossa oferta é símbolo da nossa presença. Por meio da oferta dizemos “estamos presentes”. E a verdade é que, quando nos ausentamos, o objeto que oferecemos faz com que sejamos lembrados. Faz perdurar a nossa presença junto de quem o recebeu.*

Prenda – do latim pignŏra-, «refém», pelo castelhano prenda, «prenda; penhor»*
Com a palavra prenda queremos dizer que entregamos à pessoa algo para que ela fique de algum modo mais enriquecida. Possuidora de algo com valor (não forçosamente material). Ou ainda, que nos sentimos penhorados, aquilo que oferecemos é uma garantia do nosso carinho, da nossa amizade, ou mesmo do nosso agradecimento. Ou ainda, uma recompensa, um prémio.*

 

Assim, prendas ou presentes estão ambos corretos.

Mas se quisermos ser mais precisos deveremos escolher o termo prendas ou presentes de acordo com os objetivos específicos em cada situação.

Os presentes ou as prendas são mais do que simples objetos que se oferecem. Inegavelmente, transportam com eles as emoções, a lembrança, o carinho e as energias de quem os oferece. São, também, a demonstração de agradecimento ou afeto de quem os oferece.

Em HocusPocus.pt, selecionamos os melhores artigos e, assim, tenha as melhores sugestões para “enriquecer” ou estar na lembrança de quem recebe.

Em hocuspocus.pt poderá encontrar muitas sugestões. Visite a nossa loja e encontre prendas ou presentes originais, marque a diferença.

Compre online, à distância de um clique, e receba rapidamente em sua casa. Além disso, pague facilmente através de MBWay ou referência Multibanco.

Se tiver dúvidas sobre as nossas sugestões de prendas e presentes ou necessitar de mais informações, não hesite em contactar-nos.

*Fonte: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Publicações relacionadas