Hocus Pocus significa, ou melhor, tem o seu conceito ligado ao mundo da magia e do mistério.

Hocus Pocus foi uma expressão para encantamentos utilizada por mágicos do século XVI (hocus pocus, tontus talontus, vade celerita jubileis) com o objetivo de criar mistério nas suas atuações.

Origens históricas de Hocus Pocus

A origem da palavra permanece desconhecida. Contudo, há várias correntes sobre a origem e o que Hocus Pocus significa.

Por exemplo, uma das correntes defende que tem origem na forma latina que é utilizada na eucaristia católica romana, nomeadamente quando o sacerdote dizia hoc est corpus (este é o corpo).

Todavia que esta opinião não é unânime.

Tendo em conta o ambiente religioso e a autoridade moral da Igreja, certamente os mágicos não ousariam ofender a Igreja Católica usando o momento mais sagrado de sua celebração religiosa numa forma vulgar como truques de magia.

Esta visão principalmente católica é posta em causa, tendo em conta que no século XVII ocorreu o movimento da reforma religiosa cristã, em que os protestantes contestavam que a missa em latim. Sendo as missas preferencialmente ditas na língua local de forma a que os fiéis pudessem compreender os ensinamentos da Bíblia.

Há, também, quem defenda a teoria de que o termo Hocus Pocus teria tido origem no nome de um lendário mago italiano – Ochus Bochus.

Outra tese é também a de que o encantamento vem do galês hocea pwca (o truque do pwca).

A primeira menção que se tornou popular

O termo Hocus Pocus popularizou-se desde muito cedo. Tanto que a primeira menção com alguma dimensão e popularidade foi no título do livro, Hocus Pocus Junior, The Anatomy of Legerdemain, 1634, que se tornou inegavelmente popular, tendo várias edições. De fato, supõe-se que o autor deste pequeno livro seja William Vincent. Um famoso mágico de seu tempo nomeado malabarista do rei James em 1619 e que usou o nome artístico Hocus Pocus.

Hocus Pocus, sem dúvida, deixou vestígios na língua inglesa – a expressão passou a ter conotação com a magia, à semelhança de Abracadabra.

Embora se tenha universalizado o termo Hocus Pocus, não aparece no dicionário de português.

Hocus Pocus, O que significa?

Qualquer que seja a origem da palavra e significado que lhe atribuam,

Hocus Pocus significa, para nós, significa uma loja online irresistível. Aqui pode encontrar sugestões de presentes fantásticos, prendas originais que, com certeza, fazem magia com os sorrisos de quem os recebe.

Hocus Pocus® o que significa
Logo Hocus Pocus® loja presentes originais e artigos para o dia a dia com personagens das séries e filmes favoritos.

VER SUGESTÕES DE ARTIGOS IRRESISTÍVEIS

LER MAIS ARTIGOS DO BLOGUE

Fonte: Wikipedia / World Wide Words